Micro, Pequenas e Médias Empresas em Portugal
  
  
Em 2008, existiam 349.756 micro, pequenas e médias empresas (PME) em Portugal, representando 99,7% das sociedades do sector não financeiro. As microempresas predominavam, constituindo cerca de 86% do total de PME. O emprego nas sociedades do sector não financeiro foi maioritariamente assegurado pelas PME (72,5%), as quais foram ainda responsáveis por 57,9% do volume de negócios e por 59,8% do VABcf gerados em 2008.
  
O INE divulga os principais resultados sobre as PME em Portugal de acordo com a definição de micro, pequenas e médias empresas constante da Recomendação da Comissão Europeia. Os resultados apresentados permitem caracterizar a estrutura e evolução do sector empresarial português, com particular enfoque nas PME e no seu contributo para o emprego e geração da riqueza nacionais. O âmbito deste estudo recai sobre as PME não financeiras, sedeadas em Portugal, constituídas sob a forma jurídica de sociedade. A exclusão das empresas individuais decorre do facto destas serem quase exclusivamente microempresas (99,9%), o que por si só as caracteriza.
  
Porque consideramos que os dados apurados são do interesse geral, juntamos o documento publicado pelo INE no seu site, para vosso conhecimento.  
 
 In, IAPMEI
 
 Para consultar o estudo clique aqui .