• 266 739 520
  • geral@acde.pt

Governo reconhece interesse na nova ferrovia Évora/Elvas

Governo reconhece interesse na nova ferrovia Évora/Elvas

O Governo reconheceu o “relevante interesse público” do projeto da nova ligação ferroviária entre Évora e Elvas, integrada no Corredor Internacional do Sul, e determinou as medidas compensatórias para minimizar os impactes ambientais.

A classificação e medidas compensatórias constam de um despacho assinado pelos ministros do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, já publicado em Diário da República e consultado hoje pela agência Lusa.

“Pode concluir-se que a execução desta ligação se reveste de razões imperativas de interesse público, atenta especialmente a dimensão socioeconómica do projeto, e que os impactes ambientais expectáveis são passíveis de ser compensados pela implementação de medidas de minimização e compensatórias”, pode ler-se no documento.

O despacho refere que “há que reconhecer a ausência de soluções alternativas e a necessidade de concretização deste projeto por razões imperativas de reconhecido interesse público, incluindo de natureza social ou económica”.

Em dezembro do ano passado, o Ministério do Planeamento anunciou o lançamento, no primeiro trimestre deste ano, dos concursos públicos para a construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas, integrado na ligação de mercadorias do Corredor Internacional Sul.

Na altura, a tutela frisava que “este troço é fundamental para completar um corredor internacional ferroviário” e que, em Portugal, vai “completar a ligação entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira com Espanha”.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/governo-reconhece-relevante-interesse-publico-da-nova-ferrovia-evoraelvas/

Acde
acde

Contacte-nos