• 266 739 520
  • geral@acde.pt

Fisco vai enviar senha a quem ainda faz IRS em papel

Fisco vai enviar senha a quem ainda faz IRS em papel

 

Em 2017 ainda houve cerca de 280 mil declarações em papel, num universo de 5,6 milhões de declarações, o Fisco vai começar a enviar cartas ou emails a estes contribuintes. Os avisos começam a chegar nos próximos dias e o objetivo é que abranjam todas as pessoas até ao final do março, segundo prevê o documento sobre a planificação para a receção e apoio à submissão das declarações anuais do imposto, mas este ano apenas são aceites declarações pela Internet.

Apesar de Código do IRS ainda não ter eliminado totalmente a entrega da declaração em papel – “as declarações e demais documentos podem ser entregues em qualquer serviço de Finanças” – e de prever um “prazo para envio pelo correio”, este ano o acerto anual de contas do imposto sobre os rendimentos obtidos em 2017 apenas poderá ser feito por via eletrónica.

A maior parte dos contribuintes já está registada no Portal das Finanças, mas o Fisco quer garantir que todos têm a necessária senha de acesso para aceder a este Portal.

Este acréscimo das senhas na hora ficará disponível na última quinzena de maio, sendo que, nessa altura, os contribuintes serão alertados para a necessidade de converterem esta senha em definitiva.

Admitindo-se que muitos dos contribuintes que ainda entregavam a sua declaração de IRS em papel são pessoas com maior dificuldade em utilizar meios eletrónicos, o Fisco vai avançar com a disponibilização de postos de atendimento digital assistido nas repartições de Finanças em que tal se justifique e que tenham condições para esse efeito. Estes postos estarão disponíveis a partir de 1 de abril, estando em estudo a hipótese de o atendimento ser feito por marcação.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/fisco-vai-enviar-senha-a-quem-ainda-faz-irs-em-papel/

Acde
acde

Contacte-nos