• 266 739 520
  • geral@acde.pt

Km0

 

O que é?

Km0 defende não apenas o prazer ligado ao alimento e ao convívio em torno da refeição, mas também a diversidade de produtos e sabores associada a diferentes condições locais, práticas de produção e ritmo das estações.

Km0 indica também que os produtos que são utilizados nos alimentos não têm pegada ecológica, por serem produzidos, transformados, comercializados e consumidos, na mesma região.

O instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, Comercial do Distrito de Évora, vêm apresentar a proposta aos restaurantes da cidade de Évora, de adesão a este conceito km0.

Esta proposta tem como objectivo será integrar também o Turismo do Alentejo e outras entidades que se revelem oportunas para a concretização do projeto.

Esta iniciativa tem o apoio do Chef do Restaurante L`And Vineyards, Miguel Laffan, que acredita que este coinceito tem sido adoptado pelos restaurantes de vanguarda para os quais o respeito pelos produtos e tradições locais é um ponto de partida.

 

Objetivos gerais do projeto são:

  • Promoção da economia local e dos produtores locais ao estimular a circulação económica dentro da comunidade e o consumo de produtos diferenciados e verdadeiramente reveladores do carácter da região;
  • Gestão sustentável dos recursos energéticos e diminuição da pegada ecológica alimentar reduzindo a energia necessária para que os produtos alimentares cheguem do produtor ao consumidor final;
  • Soberania alimentar e estímulo da produção local, diminuindo o grau de dependência alimentar externa;
  • Preservação a biodiversidade e protecção das técnicas de produção tradicionais valorizando as variedades locais.

 

Normas de Participação

O menu km 0 é baseado em produtos locais, mostrando a qualidade especifica dos produtos da região que os diferencia de outras regiões ou de produtos mais industrializados e globais. Pretende-se que o Menu Km 0  venha a ser um factor de atracção para a gastronomia local e para quem o promove.

A participação dos restaurantes no Menu Km 0  é gratuita.

 

Regras do Menu 0

  • Ingredientes obrigatoriamente Adquiridos no concelho de Évora, ou caso não existam no mesmo, adquiridos no distrito de Évora;
  • Pelo menos 80% dos ingredientes são produzidos na área definida anteriormente;
  • Ingrediente principal obrigatoriamente produzido nesta região
  • Ingredientes secundários, não produzidos no distrito de Évora, obrigatoriamente de origem nacional, excluindo-se as especiarias exóticas;
  • Legumes e vegetais apenas consumidos em época sazonal natural.

 

Adesão ao Menu Km 0

Os restaurantes interessados deverão candidatar-se em um formulário próprio, onde se comprometem a respeitar o conceito do Menu Km 0 e as suas regras e a indicarem à organização o loca de produção dos ingredientes utilizados.

Os restaurantes participantes neste Menu Km 0 serão alvo de vistoria com vista a verificar que as condições de adesão são respeitadas.

Os restaurantes aderentes têm direito a exibir o logótipo da iniciativa à entrada e/ou no interior do restaurante, e deverão identificar claramente os menus que são Km 0. Poderão ainda usufruir de divulgações enquadradas no âmbito da divulgação do próprio conceito Km 0.

 

 

 

 

Ir para a barra de ferramentas