• 266 739 520
  • geral@acde.pt

Qualicompet

 

 

Qualicompet – Qualificação e Inovação nos Setores do Comércio e Serviços do Distrito de Évora

 

Este projeto visa o reforço da competitividade do setor do comércio e serviços de rua (“comércio tradicional”) através de uma forte aposta na inovação e nos fatores críticos de competitividade, necessários para devolver a estas atividades a vitalidade económica e o centralismo que outrora ocuparam.

Entre os principais objetivos operacionais associados ao projeto destacam-se:

  • Promover a qualificação do tecido empresarial dos setores do comércio e serviços do Distrito de Évora, pela capacitação dos empresários e gestores para os fatores críticos de competitividade, nomeadamente através do contacto direto com especialistas de renome nacional e internacional em diferentes áreas;

  • Criar e desenvolver um conjunto de eventos inovadores e com elevado potencial de demonstração das ações de capacitação;

  • Criar condições efetivas para inovação nos modelos de gestão, usando novamente os eventos planeados como ações piloto demonstradoras da elevada potenciação dos benefícios coletivos e dos benefícios individuais por via da articulação e coordenação de esforços comunicacionais e promocionais;

  • Aproveitar os eventos previstos para a promoção dos recursos endógenos e do capital intelectual e criativo da região, favorecendo assim, através do estabelecimento de parcerias estratégicas, uma nova dinâmica competitiva e uma acrescida atratividade para o comércio tradicional

  • Divulgar e disseminar os resultados e impactos obtidos com este projeto por outros centros urbanos com vista a estimular, por efeito de arrastamento, o desenvolvimento de ações que, noutros pontos do Alentejo (e até do país), concorram com os mesmos objetivos estratégicos

 

As actividades do protejo estão organizadas em 4 (quatro) acções:

 

A 1ª atividade (“Inovação e Tradição Local na Restauração”) iniciou-se no passado dia 06 de março de 2017, com uma Palestra coletiva, ministrada pelo chef Miguel Laffan (estrela Michelin), onde foram abordados temas como: o processo de construção do seu sucesso, e os modelos de gestão e inovação nos seus restaurantes. O chef fez ainda uma leitura diagnóstica e prospetiva para o setor, numa visão alargada, com particular destaque para as parcerias com produtores locais, para a promoção de produtos endógenos e para as estratégias de criação de valor e de captação e fidelização de clientes.

A atividade será ainda composta por 4 Workshops, onde serão debatidos temas transversais aos diferentes Restaurantes presentes: Valorização dos Recursos; Marketing e Comunicação; Utilização das TIC; Qualidade e Excelência.

Serão 15 os Restaurantes apoiados que beneficiarão dos Workshops e de Coaching personalizado.

 

Ir para a barra de ferramentas