Loading

Portfolio Categories PROJETO

Qualicompet

Designação do projeto | Qualicompet – Qualificação e Inovação nos Setores do Comércio e Serviços do Distrito de Évora
Código do projeto | ALT20-01-0853-FEDER-000003
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | NUT III Alentejo Central
Entidade beneficiária | ACDE – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO DISTRITO DE ÉVORA – COMÉRCIO, TURISMO E SERVIÇOS
Data da aprovação | 23-11-2015
Data de início | 04-01-2016
Data de conclusão | 29/12/2017
Custo total elegível | 249.499,24€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 199.599,39€
Apoio financeiro público nacional/regional | 0,00€

Objetivos

  • Promover a qualificação do tecido empresarial dos setores do comércio e serviços do Distrito de Évora, pela capacitação dos empresários e gestores para os fatores críticos
    de competitividade, nomeadamente através do contacto direto com especialistas de renome nacional e internacional em diferentes áreas;
  • Criar e desenvolver um conjunto de eventos inovadores e com elevado potencial de demonstração das ações de capacitação;
  • Criar condições efetivas para inovação nos modelos de gestão, usando novamente os eventos planeados como ações piloto demonstradoras da elevada potenciação dos benefícios coletivos e dos benefícios individuais por via da articulação e coordenação de esforços comunicacionais e promocionais;
  • Aproveitar os eventos previstos para a promoção dos recursos endógenos e do capital intelectual e criativo da região, favorecendo assim, através do estabelecimento de parcerias estratégicas, uma nova dinâmica competitiva e uma acrescida atratividade para o comércio tradicional.
  • Divulgar e disseminar os resultados e impactos obtidos com este projeto por outros centros urbanos com vista a estimular, por efeito de arrastamento, o desenvolvimento de ações que, noutros pontos do Alentejo (e até do país), concorram com os mesmos objetivos estratégicos.

Atividades a desenvolver:

Inovação e tradição local na restauração:
  • 4 Workshops temáticos de sensibilização para a inovação e para os fatores críticos de competitividade;
  • 1 Sessão de coaching coletiva titulada por 1 “chef” de prestígio;
  • 1 Briefing com medidas de melhoria para o setor na região, a elaborar pelo “chef’;
  • O equivalente a 56 dias de coaching para acompanhamento e apoio a 14 empresas no processo de implementação das medidas de melhoria;
  • 1 Evento de encerramento para divulgação dos resultados obtidos e disseminação de boas práticas;
  • 1 Mostra de competências (integrada no evento de encerramento).
Marketing e Comunicação:
  • 4 Workshops temáticos de sensibilização para a inovação no marketing, na comunicação, no merchandising e no vitrinismo;
  • 1 Sessão de coaching coletiva assegurada por um especialista de elevada craveira nacional ou internacional;
  • O equivalente a 36 dias de coaching para acompanhamento e apoio às empresas no processo de melhoria e de inovação nas abordagens de marketing e visual merchandising;
  • 1 Mostra de competências (integrada no evento de encerramento).
Criação de Valor pela Diferenciação:
  • 1 Evento de lançamento da atividade e sensibilização para o fator crítico de competitividade “moda e design”;
  • 4 Sessões de networking entre comércio, artesãos e criativos;
  • O equivalente a 20 dias de coaching para acompanhamento do networking e impulso aos seus efeitos práticos;
  • 1 Mostra das competências adquiridas nos domínios imateriais da moda e do design.
Divulgação e Disseminação de Resultados:
  • 1 Evento de apresentação do projeto;
  • Imagem gráfica do projeto;
  • Material promocional
  • Press Book
  • 1 Evento de apresentação de resultados

Resultados esperados

  • 10 empresas com candidatura aos Vales